Do coração de Goiás para todo Brasil
A marca Imperador foi criada em 1995 pelos irmãos Eduardo e Acir Junior com a visão de que o mercado goiano era carente de palmito com qualidade. O objetivo era fornecer palmitos de açaí em conserva com extrema qualidade. Começou tímida, mas cheia de sonhos e com muita dedicação. No início, os dois irmãos compravam o palmito em conserva de terceiros, descarregaram a mercadoria, estocavam em um estabelecimento alugado de 68 metros quadrados em Goiânia, tiravam pedidos nos supermercados da zona metropolitana, carregavam a mercadoria, faziam as entregas em seus próprios carros e cuidavam para que os produtos estivessem bem expostos nas seções de supermercados. À medida que a empresa foi crescendo, foi contratando mais pessoas.
O palmito Imperador foi então lançado em rótulo azul, com uma tarja em seu canto esquerdo superior com a descrição “100% extra”, já se posicionando num mercado competitivo como produto símbolo de excelência. Este rótulo logo ganhou a cor preta.
No final de 1997, foi inaugurada a primeira indústria de propriedade da marca, localizada na cidade de Itupiranga, no Pará. Junior se mudou de Goiânia para esta cidade para se tornar o diretor da unidade. Este investimento proporcionou maior controle da qualidade, aumento da capacidade produtiva e expansão das atividades comerciais da Imperador para outros estados do Brasil, além de Goiás.
A segunda unidade fabril foi inaugurada em 2003, na cidade de São Domingos do Capim, também no Pará. Dentro de sua estratégia de crescimento, ainda neste ano, a Imperador começou a lançar novos produtos. Fazendo alusão ao palmito, a esta altura já com prestígio no mercado por sua qualidade, todos os novos rótulos ganharam a cor preta.
Cinco anos mais tarde, em 2008, a Imperador migra sua unidade fabril de Itupiranga para Abaetetuba, o coração do açaí no Pará. A nova sede tinha uma área de vinte e dois mil metros quadrados.
Ao longo dos anos, viu-se que o palmito de açaí tinha sua produtividade intimamente relacionada ao período de safra do fruto do açaí. A produção em larga escala do palmito dava-se no primeiro semestre do ano, que coincide com a entressafra do fruto. Na safra, já no segundo semestre, a fábrica de palmito fechava. Desta forma, apenas nos seis primeiros meses do ano as famílias ribeirinhas da região tinham seus sustentos no açaí. Paralelo a essa situação, países do mundo todo começaram a demandar pelo fruto do açaí.
Percebendo uma oportunidade de mercado e aproveitando o ciclo da palmeira de açaí, a Imperador inicia em 2010 a produção de polpa, clarificado e óleo de açaí para exportação. O clarificado é um derivado que contém uma quantidade enorme de antocianina, um componente que proporciona vastos benefícios para a saúde e que favorece a prática de esportes. Por esses motivos, tem sido empregado na fabricação de bebidas e alimentos no exterior. Já o óleo de açaí é largamente utilizado para fins estéticos por ser aliado no processo de rejuvenescimento.
Além da benfeitoria em prol da questão ambiental, o novo ramo de atuação trouxe também um benefício para o social: a nova indústria de derivados de açaí possibilitou também a geração de novos empregos, aumento de renda e sustento no açaí durante todo o ano para as famílias ribeirinhas da região.
Com um açaí de excelente qualidade, a Imperador atende mercados extremamente exigentes, como os dos Estados Unidos, Nova Zelândia, Japão, França e Uruguai.
Até 2016, o centro de distribuição da Imperador manteve-se em Goiânia, mas teve vários endereços, cada vez maiores. Neste ano, a Imperador migra a unidade de Goiânia para Aparecida de Goiânia, para uma área quase três vezes maior. Inaugurou-se também no local a nova e moderna indústria de envase azeitonas, cogumelos, cebolinhas, alcaparra, pimentas e pequi, e preparo de diversos molhos e cremes.
A qualidade superior do palmito que é líder de mercado fez a fama da empresa e é reflexo da filosofia de vida da família mineira que viu em Goiás a oportunidade de crescer e espalhar por todo Brasil os produtos que eles queriam ter na mesa da própria casa. E como Goiás é terra boa, deu bons frutos. A empresa que começou com o palmito hoje tem uma linha de mais de 80 produtos, emprega mais de 250 pessoas direta e indiretamente e se tornou uma marca querida por todos. Atualmente, a Imperador possui mais de cem produtos em seu mix, tendo linhas tanto domésticas quanto food service, atendendo tanto mercado brasileiro quanto exterior. A marca passa por um processo de marketing e branding, onde primeiramente foi feito um redesign da mesma trazendo assim uma visibilidade mais contundente e profissional, principalmente no PDV, através da gestão do design. Um ponto importante de salientar é o novo conceito da Imperador através do trabalho de branding, iniciado através de comunicação integrada com seus colaboradores e transcendendo para fora através de ações e campanhas de marketing que refletem a criação de uma personalidade mais humana e voltada para relacionamentos com a marca, seja dentro ou fora da empresa.
Atualmente a Imperador está em expansão de marca e também de espaço físico. Linhas de alimentos lançadas como as de molhos especiais em 2019, hoje são um total sucesso, onde conseguimos valor de marca e conceito de produto, desde a embalagem inovador até o produto de extrema qualidade e autenticidade.
A meta é estar em todo o Brasil o mais breve possível e exportar mais produtos além da polpa de açaí.
Missão
Acompanhar os bons momentos à mesa.
Visão
Ser reconhecida como uma das maiores empresas de alimentos do país, fazendo a diferença por meio da sustentabilidade e humanidade do negócio.
Valores
Fazemos tudo com amor
Valorizamos a agricultura familiar
Respeitamos pessoas, suas diversidades culturais, étnicas e sociais
Agimos com ética e honestidade